Viana do Castelo: Bispo destaca que «mundo precisa da alegria dos consagrados»

Viana do Castelo, 03 fev 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo destacou esta terça-feira que os consagrados são felizes na renúncia que fazem para seguir Jesus, na Eucaristia que assinalou a nível diocesano o Dia do Consagrado.

“Renunciam ao poder, à riqueza e à família carnal que, aos olhos do mundo, são considerados essenciais, e vivem ao serviço da comunidade, sendo felizes por causa disso”, explicou D. Anacleto Oliveira, sobre os consagrados.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Diocesano de Comunicação Social, o prelado, na Missa da Festa da Apresentação do Senhor, observou ainda que os consagrados tomam Cristo “nos braços e no coração” e consagram-se “para serem seus mensageiros através daquilo que dizem e, sobretudo, fazem”.

Na homilia, D. Anacleto Oliveira recordou a entrevista de uma jovem religiosa, com cerca de trinta anos, sobre a sua vocação onde ela referiu que foi contagiada “pelo sorriso e pela oração de uma catequista também religiosa”.

“Já na comunidade religiosa aprendeu a fraternidade profundamente alegre”, relembrou.

Neste contexto, o bispo de Viana do Castelo sublinhou que “o mundo precisa da alegria dos consagrados” para que outros através do seu testemunho, “abram o seu coração a Cristo”.

“Que Cristo entre na nossa alma pelos olhos e pelos ouvidos e, depois, pelo coração”, disse no final da homilia.

A celebração que marcou o encerramento do Ano da Vida Consagrada começou na igreja da Misericórdia, com a bênção das velas, seguindo em procissão Sé de Viana do Castelo onde entraram pela Porta Santa do Ano da Misericórdia.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top