Dia diocesano da família contou com mais de 50 casais em bodas matrimoniais
Melgaço, Viana do Castelo, 29 mai 2013 (Ecclesia) – O dia diocesano da família foi celebrado este domingo em Melgaço, com críticas à atual “cultura facilitadora do divórcio”.
D. Anacleto Oliveira teceu críticas a esta cultura que diz estar a destruir a família “com as consequências que já são bem patentes na sociedade e que a crise financeira vem acentuar.”
O prelado reconheceu que quando um matrimónio falha é “um drama para os dois” e, muitas vezes, o drama dos filhos é ampliado na medida em que serve de moeda de troca ou de “objeto de ataque” entre ambos os cônjuges.
“Perdeu-se o sentido do sofrimento e não se cultiva esta capacidade. Não nascemos para sofrer”, advertiu.
O bispo de Viana salientou ainda que “uma união matrimonial provada torna-se mais sólida e produz a esperança que não nos deixa ir abaixo”.
A Festa das Famílias começou na Casa da Cultura com uma apresentação do projeto de catequese familiar que é pioneiro em Viana e já envolve 70 famílias.
Os participantes integraram depois um cortejo, pelo centro da vila até à igreja do Convento das Carvalhiças, onde decorreu a missa, transportando tarjas alusivas à realidade da família num gesto de afirmação e “provocação”.
SN