Programa dos três dias do encontro tem como mote «Igreja de todos para todos»
Viana do Castelo, 12 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo convidou os agentes da Pastoral a marcar presença nas Jornadas da Pastoral da diocese, que se vão realizar nos dias 18 de novembro, 1 e 2 de dezembro.
“Gostaria de contar com a participação de todos os participantes da formação litúrgica da diocese. Assim, convido-o a participar nestas Jornadas a realizar no Auditório Paulo VI, em Darque”, escreveu D. João Lavrador, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
As Jornadas da Pastoral têm como lema “Igreja de todos e para todos” e vão abordar “o pensamento, palavras e gestos do Papa Francisco em ordem à renovação da Igreja”, anunciou o bispo diocesano.
A realização deste encontro surge como forma de preparar “bem” e “com proveito pastoral” o Jubileu da diocese de Viana do Castelo.
“Contamos com pessoas credenciadas e que pela sua proximidade ao Papa nos ajudarão na nossa reflexão. Este é um acontecimento que todos e cada um de nós teremos de aproveitar”, afirmou o bispo diocesano.
Os participantes têm que se inscrever via online, até ao dia 15 de novembro.
De acordo com o programa, no dia 18 de novembro, vai decorrer a Conferência “Quem é o meu próximo?”, pelo monge e teólogo italiano Enzo Bianchi, que está integrada nas Jornadas da Comissão Diocesana Justiça e Paz que têm como tema “Que Humanismo para este século?”.
O encontro, que decorre entre as 09h00 e 17h00, inicia-se com um momento musical e vai contar ao longo do dia com diversas intervenções, nomeadamente de Laborinho Lúcio, juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça; de Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz e de Isabel Menezes, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Os assuntos a tratar já estão alinhados, estando entre eles: “Que políticas para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica?”, “O papel da Educação na construção de uma sociedade mais justa e pacífica” e “Verdade, Ciência e Vida – Uma questão de Valores?”.
A inscrição é obrigatória e pode ser feita através do sítio online da Comissão diocesana de Justiça e Paz, na rede social Facebook da comissão e ainda do QRcode do cartaz.
O dia 1 de dezembro vai contar com uma oração de abertura das Jornadas, às 9h30, e a partir das 10h iniciam-se as “Interpelações do Papa Francisco para a Igreja de hoje”, com o padre Rossano Sala.
Depois do almoço, o padre Sérgio Leal conduz a sessão sobre “A caminhada da Igreja Conciliar na promoção da participação ativa de todos os batizados”.
Os trabalhos terminam cerca das 16h30 com o “Diálogo – Oração da tarde”.
O terceiro e último dia das Jornadas da Pastoral da diocese de Viana do Castelo vai contar novamente com o padre Rossano Sala que vai conduzir a conferência “Igreja comunidade de discípulos missionários, em saída, de portas abertas e acolhedora”.
Às 11h00 é a vez da irmã Nathalie Becquart, subsecretária do Sínodo, conversar sobre os “Ecos do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade e o que se espera em ordem ao futuro da Igreja».
A “Palavra de Encerramento” é o último momento do dia, que acontece às 12h30.
LJ/OC