D. Anacleto Oliveira lembrou todos os que construíram uma comunidade católica virada «para o futuro»
Viana do Castelo, 03 nov 2017 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo iniciou hoje um ano jubilar dedicado ao 40.º aniversário da diocese minhota, e recordou todos os que participaram na criação da Igreja Católica local, com “grande consistência para o futuro”.
Numa celebração eucarística na Sé, acompanhada pela Agência ECCLESIA, D. Anacleto Oliveira lembrou “esses homens e mulheres, sacerdotes e leigos”, alguns ainda vivos, que ajudaram a fazer da diocese “o que ela é”.
E que se afirmaram como “expressão viva desse amor de Deus” que deverá ser sempre “fonte e garantia da existência desta comunidade como diocese”.
“Ou nós nos amamos como Cristo nos amou ou deixamos de existir, está aqui o segredo da vida desta diocese. Mesmo para os mais distraídos isto não pode passar despercebido”, apontou D. Anacleto Oliveira, convicto de que foi também esta consciência que permitiu ultrapassar “os anos seguintes” à criação da Diocese de Viana do Castelo.
“Anos duros, difíceis, de construção”, mas que contaram com pessoas, “rostos e expressões do amor de Deus, impulsionadores desse “corpo que é a diocese” e que simboliza também o “corpo de Cristo”.
Durante a missa festiva, que foi acompanhada por todo o clero diocesano e também por membros de várias congregações religiosas do território, o bispo de Viana do Castelo abriu a ‘Porta Santa da Gratidão’, que convida todos a entrarem na catedral em reconhecimento pelas graças concedidas ao longo destas quatro décadas.
E incentivou os presentes a continuarem a consolidar na diocese esta noção de corpo, de comunidade, independentemente das dificuldades e obstáculos que vão surgir.
Numa “doação permanente” que pode ser “tantas vezes desgastante”, mas com a certeza, “com esta beleza, esta alegria profunda de vermos que a nossa vida é fecunda e produz mais vidas”, completou o bispo de Viana do Castelo.
A 3 de novembro de 1977, o Papa Paulo VI erigiu canonicamente a Diocese de Viana do Castelo, separando-a da Arquidiocese de Braga, pela Constituição Apostólica ‘Ad aptiorem populi Dei’.
A área da diocese, com 2255Km2, coincide com território civil do distrito de Viana do Castelo, contando 291 paróquias e uma população de 241 mil habitantes, dos quais 216 900 são católicos (89,88%).
CB/JCP