Viana do Castelo, 15 mai 2017 (Ecclesia) – A Freguesia de Alvarães, na Diocese de Viana do Castelo, promove a Festa de Santa Cruz e Andores Floridos entre 19 e 21 de maio, apresentando arte feita com pétalas de flores.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o presidente da Junta de Freguesia de Alvarães informa que se criou um Roteiro dos Andores, porque ao longo dos anos as pessoas manifestaram interesse em “ver de perto a arte” feita com pétalas de flores “e até participar”.
“Esta é uma festa muito importante para a freguesia com uma tradição que se vai mantendo e passando de geração em geração. São utilizadas no total cerca de um milhão de pétalas de flores para bordar a totalidade dos andores”, desenvolve Fernando Martins, sobre a tradição com mais de 70 anos.
Os 11 andores da Festa de Santa Cruz são enfeitados com “pétalas fixadas com uma cola feita à base de farinha e água” que permite uma durabilidade de “vários dias viçosas e coloridas”, mantendo também “o cheiro das flores”
Os andores são decorados com motivos religiosos, paisagísticos e monumentais e o trabalho começa com apanhar as flores pelos montes envolventes, enquanto os bordadores dos andores só começam três dias antes da procissão.
Segundo o programa este sábado, dia 20, pelas 16h30, há procissão das 14 cruzes da Via-Sacra, que têm quadros alusivos à Paixão de Cristo, e uma hora de depois o levantamento dos andores floridos que se vão concentrar no centro da vila de Alvarães.
A procissão solene em honra da Santa Cruz é no dia seguinte, a partir das 16h00.
A organização refere que podem se juntar 40 bordadores em cada andor que “criam autênticas obras de arte”.
O comunicado informa ainda que os andores e cruzes floridas de Alvarães são uma tradição de 1946, quando foram confecionados “com flores naturais para coroação da Senhora de Fátima”.
CB