Viana do Castelo: «A música na Igreja» e «a responsabilidade do sacerdote» em destaque nas jornadas diocesanas de Liturgia

Iniciativa decorre até domingo

Viana do Castelo, 20 jan 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo promove entre hoje e amanhã um encontro sobre Pastoral Litúrgica dedicado à relação entre a música e a liturgia.

A iniciativa, que vai na sua 40.ª edição, temcomo título ‘Dai graças ao Senhor com arte e com espírito’, reunindo oradores como D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura; e D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda e presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade.

Em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado de Comunicação Social de Viana do Castelo informa que D. José Cordeiro, na sua reflexão dirigida aos sacerdotes, falou sobre o “canto do celebrante” e a necessidade de promover a qualidade da música nas celebrações Litúrgicas.

Para este responsável, mais do que banir um determinado “registo musical” numa celebração, importa promover a formação das pessoas.

O presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade pediu aos sacerdotes que não se limitem a preparar a homilia, atendendo à celebração no seu todo, nomeadamente no que diz respeito ao canto.

D. Carlos Azevedo, bispo português e atual delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, no Vaticano, vai refletir sobre o tema “A música na Igreja: desafio de inculturação na estética litúrgica pós-conciliar”.

Quanto ao teólogo João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, terá a cargo a reflexão sobre “A Pastoral Juvenil e a Música Litúrgica”.

Durante os dois dias desta jornada, a decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque (Viana do Castelo), serão abordados ainda vários outros temas envolvendo várias valências ligadas à Liturgia, desde os acólitos aos grupos corais e organistas, passando pelos catequistas e os ministros extraordinários da Comunhão.

A abertura e o encerramento das jornadas estão a cargo do bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, que no dia 21 de janeiro às 16h45 irá marcar o fecho do evento com uma Eucaristia.

A 40.ª jornada de Pastoral Litúrgica integra-se nas comemorações dos 40 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo, a 3 de novembro de 1977, através de uma bula do Papa Paulo VI.

JCP/OC
Notícia atualizada às 17h57

 

Partilhar:
Scroll to Top