«Amar» é o «tema integrador» e santo Inácio de Loyola a «figura inspiradora»
Viana do Castelo, 16 out 2018 (Ecclesia) – A Junta Regional de Viana do Castelo do Corpo Nacional de Escutas (CNE) mobilizou cerca de 1300 escuteiros para o início do novo Ano Escutista 2018/2019.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESA, a junta regional informa que o “Amar”, é o “tema integrador” do novo ano de atividades, tem como “figura inspiradora” santo Inácio de Loyola e as atividades vão concretizar-se de acordo com o Programa Educativo de cada secção.
No dia de abertura do Ano Escutista, os Lobitos (dos 6 aos 10 anos de idade) participaram em jogos, tendo por base a recriação do caminho percorrido por Inácio de Loyola na sua incessante “busca por Deus”.
Os escuteiros da Diocese de Viana do Castelo informam que o novo ano vai ter como figura inspiradora Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas), “sobretudo, pelo seu singular percurso humano e crente”.
Os Exploradores e Pioneiros (II e III secções) “partiram à descoberta”, onde realizaram jogos e tarefas, na Freguesia de Castelo do Neiva e os Caminheiros foram desafiados a percorrer parte do Caminho Português da Costa dos Caminhos de Santiago.
Antes da cerimónia oficial da abertura do Ano Escutista na Diocese de Viana do Castelo os cerca de 1300 escuteiros católicos participaram num Sarau e o jantar-convívio foi partilhado pelos 25 agrupamentos presentes.
Segundo o comunicado, o chefe regional Manuel Vitorino desejou um ano cheio de grandes atividades e agradeceu o empenho e a dedicação de todos os dirigentes e equipas.
A abertura do Ano Escutista decorreu em Castelo do Neiva, no último sábado, dia 13 de outubro.
CB/PR