Évora, 28 nov 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Nossa Senhora d’ Aires, na Arquidiocese de Évora, vai entrar em obras de “conservação, modernização e valorização”, de “um milhão e oitocentos mil euros”.
A Fábrica da Igreja Paroquial de Viana do Alentejo informa que este sábado, 2 de dezembro, é celebrada uma Eucaristia a partir das 17h00 e depois em procissão a imagem de Nossa Senhora d’ Aires vai ser levada para a Igreja Matriz.
O projeto de intervenção no santuário mariano centra-se na conservação do monumento, modernização das infraestruturas de acolhimento aos visitantes e na valorização turística.
De recordar que a candidatura do projeto de conservação, requalificação e musealização do Santuário de Nossa Senhora de Aires ao Programa Operacional Regional do Alentejo 2020, financiado a 75%, foi aprovada em fevereiro de 2016.
A Arquidiocese de Évora divulga ainda que o investimento total da obra é de um milhão e oitocentos mil euros dividido por três entidades: Alentejo 2020 – 75%, 1.1 milhões de euros; Fábrica da Igreja Paroquial de Viana do Alentejo – 12,50%; 187 mil euros, e Município de Viana do Alentejo -12,50% – 187 mil e 500.
O Santuário de Nossa Senhora de Aires é monumento nacional desde 6 de dezembro de 2012, quando foi aprovada a classificação em Conselho de Ministros.
CB