Iniciativa decorre no Convento de Avessadas, no Marco de Canaveses
Viana do Castelo, 16 jan 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo começa hoje a dinamizar as Jornadas de Formação do Clero, em duas sessões, que este ano decorrem no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses.
Os bispos de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, e do Porto, D. António Francisco dos Santos, vão apresentar respetivamente ‘A Diocese rumo aos quarenta anos’ e ‘Presbiterado e Comunhão Eclesial hoje’.
Nos quatro dias de formação os sacerdotes vão ouvir o jornalista António Marujo falar do seu livro ‘A lista do Padre Carreira’ e do tema ‘O Padre visto pelos Meios de Comunicação Social hoje’.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano de Comunicação Social de Viana do Castelo informa que os sacerdotes vão reunir-se em duas semanas diferentes – 16-19 e 23-26 de janeiro – “sem prejuízo das atividades pastorais”.
O diretor do Secretariado de Catequese do Patriarcado de Lisboa, padre Tiago Neto, vai apresentar dois temas: ‘A urgência da Pastoral de gestação’ e ‘Experiências de pastoral de gestação na catequese’.
A atividade pretende também ser um tempo de “oração e de convívio” entre os sacerdotes e o programa tem uma dimensão cultural, com visita à igreja de Santa Maria do Marco de Canavezes, do arquiteto Álvaro Siza Vieira, e a área arqueológica de Freixo-Tongóbriga.
O Secretariado Diocesano de Comunicação Social informa ainda que as Jornadas de Formação do Clero de Viana do Castelo são organizadas em conjunto pela Vigararia do Clero e pelo Instituto Católico da diocese.
CB/OC