Organização católica regista aumento nos pedidos de ajuda
Viana do Castelo, 13 jul 2012 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana é uma das instituições que vai distribuir vales sociais no Concelho de Viana do Castelo, os quais permitem às famílias mais carenciadas o acesso à aquisição de alimentos frescos, como carne, peixe e legumes.
A notícia é avançada hoje pelo site da diocese, precisando que a ação resulta de um protocolo assinado com a autarquia para combater, de forma pontual, “situações de fome” que começam a ser identificadas.
O responsável da Cáritas diocesana, entidade que além da distribuição dos vales viu renovado o apoio mensal, na ordem dos 4 mil euros, para “acudir” a cada vez mais solicitações que aumentaram cerca de 25 por cento face ao ano anterior o que provoca atrasos no processo de atendimento.
“Em cada atendimento, que acontece duas vezes por semana, recebemos cerca de 15 a 20 pessoas, por vezes mais ainda. Não estávamos habituados a ter lista de espera, mas é o que está a acontecer.”, explicou José Machado.
Nos próximos seis meses, a Cáritas vai receber um apoio de 24 mil euros do município.
“Por ano, apoiamos cerca de mil famílias”, explicou, mas em 2012 já se aponta para um acréscimo de 200 famílias.
“Aparecem a pedir ajuda, cada vez mais, pessoas que viviam bem, com um certo desafogo financeiro e que fruto do desemprego passaram a ter muitas dificuldades”, admitiu ainda José Machado.
Além da distribuição de géneros alimentares e roupa, o apoio da Cáritas passa pela comparticipação no pagamento de rendas de casa, em casos excecionais, medicamentos, consultas, eletricidade ou gás.
OC