Viana: Bispo celebra Natal com os presos

Viana do Castelo, 23 dez 2011 (Ecclesia) – O bispo de Viana vai celebrar missa no estabelecimento prisional da cidade este sábado, véspera de Natal, às 17h00, refere uma nota Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, enviada à Agência ECCLESIA.

De acordo com o relatório de 2010 da Direção Geral dos Serviços Prisionais, D. Anacleto Oliveira foi uma das seis “entidades externas” a visitar a cadeia com lotação para 42 lugares, mas que “registou a média de oitenta e dois reclusos”, com “alguns períodos a atingir os oitenta e 88/89”, mais do dobro da capacidade.

Neste estabelecimento prisional “de pequena dimensão” os presos “permanecem muitas horas confinados ao bar de reclusos” e a sobrelotação obriga à detenção “em regime de camarata”, o que provoca “um aumento de tensões”, adianta o documento.

O relatório indica ainda que se realizaram quatro “eventos festivos”, todos de caráter católico: “visita Pascal”, com a participação de 89 reclusos, “festa de Natal”, com 80, “missa de Natal e concerto de Natal com presença do Bispo da Diocese e o grupo Coral dos Escuteiros da Meadela e Visitadores Católicos”, presenciado por 80 presos.

Depois da visita à prisão D. Anacleto Oliveira participa na ceia dos “sós e sem-abrigo”, às 19h30, em Viana do Castelo, e pelas 23h00 preside à missa do galo, na sé.

O padre Artur Coutinho, responsável pela paróquia Nossa Senhora de Fátima, destaca os gestos realizados pela diocese, que incluíram a distribuição de centenas de cabazes, para promover “um Natal solidário para todos os homens de boa vontade, não deixando de parte os pobres, os que sofrem e os sem-abrigo”.

RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top