Vaticano anuncia tema para o 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais
“Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital” é o tema escolhido por Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011.
O anúncio foi feito pelo Vaticano esta Quarta-feira, 29 de Setembro, festa de São Gabriel, Arcanjo, patrono das telecomunicações.
Em comunicado divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé sublinha-se que a temática para este 45.º Dia Mundial visa “colocar no centro de todos os processos da comunicação a pessoa humana”.
“Mesmo num tempo tão largamente dominado – e muitas vezes condicionado – pelas novas tecnologias, continua a ser fundamental o valor do testemunho pessoal”, indica a apresentação do tema para 2011.
Esta foi a única celebração mundial decidida pelo Concílio Vaticano II (Decreto Inter Mirifica, 1963).
Para o Vaticano, o compromisso dos jornalistas católicos “exige a «garantia» de uma autenticidade de vida”.
“Não são os instrumentos que podem modificar ou aumentar o nível de credibilidade de cada operador nem podem mudar os valores de referência” da comunicação, pode ler-se.
A verdade deve continuar a ser o ponto firme e invariável de referência dos novos media e do mundo digital, alargando as fronteiras da informação e do conhecimento”, prossegue o texto.
A divulgação do tema precede, como habitualmente, a publicação da mensagem, que acontece no dia 24 de Janeiro de 2011, celebração litúrgica de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.
As questões levantadas pela temática “verdade, anúncio e autenticidade de vida” vão estar também no centro do próximo encontro mundial de imprensa católica, no qual se debaterá, entre outros, o modo de cobrir noticiosamente as controvérsias sobre a Igreja.
A iniciativa é promovida pelo Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, no Vaticano, de 4 a 7 de Outubro.
Entre os participantes estarão o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, Pe. Manuel Morujão; o director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, Cón. António Rego, e o director da Agência ECCLESIA, Paulo Rocha.