Projeto do grupo «Diálogos» serve o Centro Santo Estêvão, em Viseu, como «oportunidade de crescimento pessoal e descoberta do outro»
Viseu, 21 jul 2011 (Ecclesia) – O grupo “Diálogos”, formado por leigos ligados aos Missionários do Verbo Divino, inicia hoje uma atividade de voluntariado no Centro Santo Estêvão, em Viseu, junto de jovens e adultos portadores de multideficiência.
Gabriela Heliodoro, uma das coordenadoras do projeto, disse em declarações à Agência ECCLESIA que até 31 de julho a ideia é “colaborar em todo o tipo de atividades que possam trazer maior bem-estar àquelas pessoas, que passam a maior parte do dia fechados”.
Aos 12 voluntários envolvidos, com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos, competirá sobretudo auxiliar na higiene dos utentes do estabelecimento, na sua alimentação e organizar iniciativas ao ar livre.
Em mãos vão ter cerca de 65 pessoas, que serão divididas em seis grupos para uma melhor gestão das tarefas.
Segundo Gabriela Heliodoro, a barreira da comunicação vai ser uma das primeiras dificuldades a quebrar, no elacionamento diário com os doentes.
“Espero sobretudo que esta seja uma oportunidade de crescimento pessoal e descoberta do outro, numa realidade diferente, junto daqueles que vamos servir, na alegria, no sentir, no sorriso”, sublinha.
Antes de partirem, todos os voluntários passaram por uma etapa de formação, no Centro João Paulo II, em Fátima.
Criado em 2000, o Grupo “Diálogos” procura colaborar no esforço missionário da Igreja Católica, em Portugal e no mundo.
Os seus projetos incluem o trabalho social para o desenvolvimento das comunidades, em áreas como a saúde e a educação.
JCP