Angra do Heroísmo, Açores, 15 jul 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra, através do seu portal online ‘Igreja Açores’, estreou, este domingo, um novo podcast que vai ter como protagonistas jovens das nove ilhas açorianas, intitulado ‘Entra na Onda’, “durante os meses de verão”.
“O amor, o casamento e a família; a liberdade, a democracia e a radicalização do discurso político; a diferença, o preconceito e a exclusão; a Informação, redes sociais e inteligência artificial, são alguns dos pontos de partida para conversas de 20 minutos com dois jovens, adultos, de cada uma das nove ilhas dos Açores”, divulgou o sítio informativo da Diocese de Angra na internet.
‘Entra na Onda’ são conversas a três, com jovens das nove do Arquipélago dos Açores, sobre a realidade concreta do mundo atual, “sempre tendo em conta uma espécie de trilogia de valores”.
O primeiro episódio teve como porto de partida a Ilha de São Jorge e foi divulgado este domingo, dia 14 de julho.
“Sem tabus, sem rede e com um ambiente estival pretende-se fazer caminho conjunto indo ao encontro dos jovens para perceber o que pensam destes temas e como os vivem no quotidiano a partir de uma fé encarnada e vivida no mundo atual”, acrescenta o portal online ‘Igreja Açores’.
Os jovens participantes foram desafiados a ver o mundo a partir de “realidades concretas” com uma reflexão de “olhos postos” em vários documentos da Igreja Católica, nomeadamente do Papa Francisco e do seu pontificado: As Cartas Encíclicas ‘Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum, e Fratelli Tutti. sobre a fraternidade e a amizade social, a Exortação Apostólica Pós-Sinodal sobre o amor na família ‘Amoris Laetitia’, e a exortação ‘Evangelii Gaudium’, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, a declaração dedicada à Dignidade Humana – Dignitas Infinita -, emitido pelo Dicastério para a Doutrina da Fé.
O portal diocesano ‘Igreja Açores’ informa que cada episódio do podcast ‘Entra na Onda’ é divulgado ao domingo, durante os meses de verão, e também ficam disponíveis nas redes sociais e nas plataformas Youtube, Itunes e Spotify.
CB/OC