Verão: Período de férias é oportunidade para «construção de algo comum» em família – Juan Ambrosio

Docente da UCP partilha memórias do tempo de descanso de anos anteriores e faz sugestões às famílias para este verão

Lisboa, 08 ago 2025 (Ecclesia) – Juan Ambrosio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), partilhou a forma como vive o tempo de férias, encarando-o como uma oportunidade de estar em família, construindo “coisas em conjunto”.

“De facto, a construção de algo comum é que me parece importante. No fundo a experiência de ser família é a construção de algo em comum”, afirmou Juan Ambrosio, em entrevista ao Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.

O teólogo da UCP destaca a importância da “mudança de ritmos”, de “sair das rotinas habituais e procurar novos contextos, novos horizontes e novas paisagens”, sobretudo procurando estar com aqueles com quem ao longo do ano não é possível.

“Essa tem sido a nossa opção, agora já um bocadinho diferente, a família foi entretanto mudando, mas lembro-me que quando eles entraram, sobretudo os meus filhos, na fase da adolescência, foi preciso começar a pensar em férias que os cativassem, que eles quisessem e gostassem de estar connosco”, conta.

Juna Ambrosio divide as memórias de férias em família, como percursos de bicicleta, viagens de autocaravana pela Europa fora, e visita a países como Espanha, França, Áustria, Alemanha.

“Isto implica sempre custos, portanto, as propostas que nós fazemos, fazemo-las porque as podemos fazer, mas pode haver alternativas, não é preciso ir andar de bicicleta como nós fomos para a Holanda, pode-se andar aqui, a ideia é procurar fazer coisas com a família”, realçou.

O docente universitário realça que o fica destes momentos é a “cumplicidade, o tempo passado”, o espaço para o diálogo, a possibilidade de ajudar o outro e “construir coisas em conjunto”.

“E isso é de facto a grande lição que foi para nós, para a minha mulher e para mim, foram momentos de grande proximidade aos nossos filhos, de grande cumplicidade”, assinalou.

O teólogo salienta também o tempo de férias como uma ocasião de conhecer novas culturas.

“Quando vais para um outro destino procuras saber mais desse destino, a experiência de encontrar outras culturas e aqui mesmo à porta, mesmo aqui fora do nosso país, em países à volta, Espanha, França, já encontramos tantas diferenças”, refere.

A cada sexta-feira do mês de agosto, o Programa ECCLESIA convida os entrevistados a partilharem como vivem o tempo de férias, além do comentário aos textos da Bíblia que são lidos nas Eucaristias de domingo.

PR/LJ

Partilhar:
Scroll to Top