Santarém, 31 ago 2024 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém recebe hoje o cantor português Samuel Úria, na quinta edição da iniciativa ‘Concerto de Verão +MUSEU2024’, a partir das 18h00, no seu pátio.
“Na Comemoração do 10.º Aniversário do Museu Diocesano de Santarém, o programa não pode deixar de contemplar este momento de encontro com um dos mais importantes cantautores portugueses do presente”, destaca o museu da Diocese de Santarém, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Museu Diocesano de Santarém informa que Samuel Úria, natural de Tondela, “com uma proveniência marcada pelo punk, pelo rock’n’roll e pela estética low-fi”, tem ganho notoriedade desde 2008, é “singular na língua materna, singular nas melodias e singular na relação com o público”.
O Pátio do Museu diocesano recebe, em “estreia em Santarém”, Samuel Úria, a solo, no ‘Concerto de Verão +MUSEU2024’, este sábado, dia 31 de agosto, a partir das 18h00, e os lugares são limitados e já esgotaram.
“Um pequeno palco no pátio, para uma plateia muito limitada, um momento de encontro e de escuta, da melodia, da mensagem, da verdade das suas letras, que inspiram e convidam à reflexão”, destaca ainda o Museu Diocesano de Santarém da quinta edição do ‘Concerto de Verão’.
Na iniciativa ‘Concerto de Verão +MUSEU’, o Museu Diocesano de Santarém já recebeu, por exemplo, concertos de Luís Severo, Benjamim, e André Henriques.
O Museu Diocesano de Santarém está a celebrar o 10.º aniversário e apresentou o programa «+Museu 2024», no dia 22 de maio, que conta com uma programação cultural centrada em três eixos – “Celebração do 10º aniversário do museu (2024); 50 anos do 25 de abril – liberdade (2024) e 50 anos da criação da diocese de Santarém (2025)” – com várias atividades e manifestações artísticas: dança, música e concertos, ilustração, fotografia, gastronomia e artesanato, exposições, astronomia, literatura, poesia e teatro.
“Vamos celebrar o 10.º aniversário e vamos cruzá-lo com os 50 anos da diocese. O Museu é mais um dos elementos da diocese que está ao serviço do anúncio do Evangelho através dos Bens Culturais da Igreja”, explicou o padre Joaquim Ganhão,
Em declarações à Agência ECCLESIA, o diretor do Museu Diocesano de Santarém, padre Joaquim Ganhão, explicou que na celebração deste décimo aniversário, que se cruza com os 50 anos da diocese, o museu quer ir ao encontro das comunidades, com uma programação alargada.
A abertura solene do Museu Diocesano de Santarém decorreu a 12 de setembro de 2014, na presença do então presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.
O espaço dispõe de três salas para exposições permanentes e temporárias e ainda uma sala de reservas.
No dia 10 de setembro de 2016, a Catedral e o Museu Diocesano de Santarém receberam a cerimónia de descerramento da placa comemorativa do Prémio ‘Europa Nostra 2016’, atribuído pela União Europeia (UE), pelo seu projeto de reabilitação implementado pelo projeto Rota das Catedrais; lançado pela Comissão Europeia em 2002, o prémio ‘Europa Nostra’, dedicado ao património cultural na Europa, é considerado “o mais importante” da área.
Em 2015, venceu a oitava edição do Prémio Vasco Vilalva, atribuído anualmente pela Fundação Gulbenkian, que reconhece o papel da nova instituição para “a dinamização cultural da região”.
CB