Vaticano confirmou encontro, sem adiantar detalhes

Cidade do Vaticano, 12 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, em audiência privada, a líder da oposição venezuelana e prémio Nobel da Paz, María Corina Machado, anunciou o Vaticano.
O encontro consta no boletim da sala de imprensa da Santa Sé com a agenda do pontífice desta manhã, sem mais detalhes, como é habitual nestas audiências.
Na última sexta-feira, perante membros do corpo diplomático dos cinco continentes, Leão XVI pediu respeito pela vontade do povo venezuelano e soluções pacíficas.
“Renovo o apelo ao respeito pela vontade do povo venezuelano e ao empenho na defesa dos direitos humanos e civis de todos e na construção de um futuro de estabilidade e concórdia”, declarou o Papa, propondo como inspiração o exemplo dos santos venezuelanos José Gregorio Hernández e Carmen Rendiles, canonizados em outubro de 2025.
O discurso abordou crise no país na Venezuela, “na sequência dos recentes acontecimentos”, após a intervenção dos EUA contra o regime liderado por Nicolás Maduro.
Leão XVI sublinhou a necessidade de “construir uma sociedade baseada na justiça, na verdade, na liberdade e na fraternidade, e assim superar a grave crise que há muitos anos aflige o país”.
OC
Vaticano: Papa critica «diplomacia da força» e pede respeito pela «vontade do povo venezuelano»
