Telegrama enviado durante voo rumo à Colômbia
Lisboa, 06 set 2017 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma mensagem ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apelando à “concórdia” no país, afetado por uma crise política e económica.
“Rezo para que todos no país possam promover caminhos de solidariedade, justiça e concórdia”, refere Francisco, num telegrama enviado ao sobrevoar o território venezuelano, rumo à Colômbia.
A mensagem deixa ainda saudações ao povo da Venezuela, sobre o qual invoca “a bênçãos divina da paz”.
A 20ª viagem internacional do pontificado, que decorre até segunda-feira, é acompanhada por mais de 70 jornalistas a bordo do voo papal.
Francisco falou aos profissionais dos meios de comunicação social, referindo que esta é "uma viagem para ajudar a Colômbia a prosseguir no seu caminho de paz".
"Também sobrevoaremos a Venezuela: peço-vos uma oração pela Venezuela, para que possa existir o diálogo e o país possa encontrar uma boa estabilidade, através do diálogo com todos. Obrigado pelo vosso trabalho”, acrescentou.
A viagem à Colômbia prevê 13 intervenções do Papa, incluindo encontros com autoridades civis e religiosas, além de um grande encontro de oração pela reconciliação e das beatificações de D. Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, bispo colombiano assassinado por guerrilheiros em outubro de 1989, e do padre Pedro Maria Ramírez Ramos, morto a 10 de abril de 1948.
Francisco vai presidir a três Missas e passar pelas cidades de Bogotá, Villavicêncio, Medellín e Cartagena.
OC