Venezuela: «Justiça e Paz Europa» apela ao respeito pelo direito internacional e pela soberania

Organismo católico une-se ao Papa Leão XIV e pede que o bem do povo prevaleça sobre «qualquer outra consideração»

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 06 jan 2026 (Ecclesia) – A copresidência da ‘Justiça e Paz Europa’ manifestou hoje a sua solidariedade para com o povo da Venezuela, defendendo a integridade territorial do país e o respeito pelos princípios fundamentais do direito internacional, após a intervenção dos EUA.

“Recordamos a importância de defender o direito internacional, incluindo os princípios fundamentais da soberania e da integridade territorial, bem como o respeito pelos direitos humanos e civis de todas as pessoas”, referem os responsáveis, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

No texto, assinado pelo arcebispo Antoine Hérouard e por Maria Hammershoy, o organismo europeu alinha a sua posição com a do Vaticano, reforçando a mensagem deixada pelo Papa no último domingo.

“Juntamo-nos ao Papa Leão XIV na sua profunda preocupação com a situação na Venezuela e no seu apelo para que ‘o bem do amado povo venezuelano prevaleça sobre qualquer outra consideração’”, pode ler-se na nota.

A declaração sublinha o momento difícil que atravessa a nação sul-americana, dirigindo uma palavra de apoio às comissões homólogas que atuam no terreno.

“A copresidência da Justiça e Paz Europa deseja expressar a sua profunda solidariedade com o povo da Venezuela, que há muitos anos enfrenta dificuldades, instabilidade e sofrimento, e que agora enfrenta mais uma provação dolorosa”, indica o documento.

Na solenidade da Epifania, a mensagem evoca também a posição dos bispos locais e do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), formulando votos de esperança para o futuro do país.

“Juntamente com a Conferência Episcopal da Venezuela, pedimos a Deus que conceda ‘a todos os venezuelanos serenidade, sabedoria e força’, para que todas as formas de violência sejam superadas e se sigam os caminhos da justiça e da paz”, acrescentam os copresidentes.

O comunicado termina com um desejo de dignidade e harmonia, inspirado na simbologia da solenidade litúrgica conhecida popularmente como dia de Reis.

“Para que a ‘estrela de Belém’ possa ‘iluminar a noite e abrir novos caminhos, mesmo quando tudo parece incerto’, para que todos possam trabalhar juntos por um futuro de esperança e paz”, concluem.

A ‘Justice & Peace Europe’ (Conferência das Comissões Europeias de Justiça e Paz) é a rede que reúne 31 Comissões Nacionais de Justiça e Paz da Igreja Católica no continente europeu, incluindo Portugal.

Os Estados Unidos lançaram no sábado “um ataque em grande escala contra a Venezuela” para capturar e julgar o líder venezuelano, Nicolás Maduro, e anunciaram que vão governar o país até se concluir uma transição de poder.

A vice-presidente executiva Delcy Rodríguez assumiu a presidência interina da Venezuela, com o apoio das Forças Armadas.

OC

Venezuela: Papa manifesta «preocupação» com a situação e pede que se respeite «soberania» do país

Venezuela: Bispos da América Latina defendem «pontes» de reconciliação para «curar feridas»

Venezuela: Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz saúda «oportunidade» para a democracia no país e condena a «violação da lei internacional»

Venezuela: Organizações católicas condenam «agressão militar» dos EUA e rejeitam intervenção externa

 

 

Partilhar:
Scroll to Top