Venezuela: Autoridades confiscam passaporte ao cardeal Baltazar Porras

Arcebispo emérito de Caracas iria fazer viagem a Espanha

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 11 dez 2025 (Ecclesia) – As autoridades venezuelanas retiveram esta quarta-feira o passaporte do cardeal Baltazar Porras, arcebispo emérito de Caracas, no principal aeroporto do país, impedindo-o de viajar para cumprir compromissos eclesiais em Espanha.

Numa comunicação enviada aos bispos venezuelanos, citada pelo portal ‘Vatican News’, o cardeal lamentou o incidente ocorrido no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), afirmando que a ação “atenta contra os direitos” dos cidadãos.

O incidente teve lugar no aeroporto internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, onde os serviços de imigração alegaram irregularidades no documento.

“Esta manhã, o oficial perguntou-me se eu havia revisto o meu passaporte, porque não estava em dia e ele precisava de consultar. Levou-o junto com o cartão de embarque (…). Depois de um tempo, essa pessoa disse-me que o passaporte apresentava problemas e que eles não podiam fazer nada”, relatou o cardeal.

D. Baltazar Porras foi forçado a abandonar o aeroporto sem o passaporte, que não lhe foi devolvido.

O responsável católico recordou que o “mais comum neste último quarto de século” é enfrentar dificuldades na imigração, relatando episódios anteriores em que o sistema falhava ou em que, por duas vezes, lhe disseram que aparecia nos registos como “falecido”.

O bloqueio da viagem ocorre num contexto de elevada tensão política na Venezuela e nas relações com os Estados Unidos da América, coincidindo com a semana das cerimónias do Prémio Nobel da Paz, em Oslo, que distinguiu María Corina Machado, líder da oposição venezuelana.

OC

Partilhar:
Scroll to Top