Vaticano: Visita do Papa Francisco à Irlanda realiza-se «sob o sinal da esperança»

D. Pietro Parolin lembra que «primeiro compromisso é estar ao lado das vítimas»

Cidade do Vaticano, 24 ago 2018 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano afirmou que “todos” ficaram, e ainda estão, “profundamente chocados” com os abusos sexuais na Igreja e acredita que “a viagem do Papa Francisco à Irlanda aconteça sob o sinal da esperança”.

“O Papa sempre insistiu e continua a insistir sobre o fato que o nosso primeiro dever, o nosso primeiro compromisso é o de estar ao lado das vítimas, ajudando-as no que for possível a ‘reconstruir’ as suas vidas”, disse D. Pietro Parolin, ao sítio ‘Vatican News’.

O secretário de Estado do Vaticano revelou que acredita que a viagem de Francisco à Irlanda, este sábado e domingo no âmbito do Encontro Mundial de Famílias 2018, “aconteça sob a sinal da esperança”.

“É também uma mensagem de abertura para com o futuro que esta fé, que sempre foi uma característica da Irlanda e da população irlandesa, saberá renascer nos corações e dar frutos de paz e felicidade”, desenvolveu.

Ao povo de Deus que está na Irlanda, sobre os abusos sexuais, o cardeal italiano afirmou que “todos” ficaram, e ainda estão, “profundamente chocados por este fenómeno que teve um efeito devastador”, até sobre o testemunho da Igreja.

“Creio que a Igreja na Irlanda tenha reconhecido as suas faltas, os seus erros, os seus pecados, e ao mesmo tempo tenha adotado medidas eficazes para prevenir estas atrocidades, estes horrores”, observou.

O programa da 24.ª Viagem Apostólica Internacional do Papa Francisco não se limita ao Encontro Mundial das Famílias mas vai ser uma oportunidade para “reafirmar a riqueza dos ensinamentos da Igreja sobre o tema da família”.

“Evidenciar o papel e o lugar essencial que a família ocupa na Igreja e na sociedade, também, confirmando a missão da família como uma realidade de amor, de fidelidade, apoiando-a na sua missão de transmitir e de educar à vida”, desenvolveu D. Pietro Parolin.

O secretário de Estado do Vaticano observou que se vive “uma época que se sofre muito de solidão, de isolamento”, que no final também se torna “um isolamento de Deus” e a Igreja tem uma  proposta que se baseia no Evangelho.

Neste âmbito, o prelado realça que é “muito importante” que o comportamento da Igreja para testemunhar “a beleza e a verdade do Evangelho no mundo de hoje” seja “principalmente com o exemplo e com as obras”, apara além das palavras.

“Aqui também há muitas feridas a serem curadas, há muitas solidões e muitas separações para serem recompostas”, acrescentou D. Pietro Parolin, lembrando a imagem do “hospital de campanha” utilizado pelo Papa Francisco no início do pontificado, em 2013.

“Este é o comportamento, de acompanhamento que é capacidade de ouvir, que é capacidade de diálogo, que é capacidade de crescer juntos”, explicou, em declarações ao sítio online ‘Vatican News’.

Esta vai ser a segunda vez que o Papa Francisco participa neste evento, depois de Filadélfia (EUA), em 2015, e a primeira visita de um pontífice à Irlanda desde 1979, com São João Paulo II.

Os Encontros Mundiais das Famílias tiveram início na cidade de Roma, em 1994, por iniciativa do Papa polaco, e repetem-se a cada três anos.

Segundo dados estatísticos de 31 de dezembro de 2016, a Irlanda com uma população de pouco mais de sete milhões de habitantes, mais de 5 milhões e 300 mil são católicos.

A Igreja Católica tem 26 circunscrições eclesiásticas, com 1359 paróquias e 40 centros pastorais.

No final do ano passado, a 31 de dezembro de 2017, contavam-se 56 bispos, 4335 sacerdotes – 2542 diocesanos e 1793 religiosos – 132 diáconos permanentes, os religiosos não sacerdotes são 59, as religiosas professas 764, os membros de Institutos Seculares 97 e 2357 catequistas.

O ‘Vatican News’ contabiliza ainda, por exemplo, nove escolas e universidades, 21 hospitais e 36 asilos, orfanotrófios e jardins da infância são 33 e centros especiais de educação ou reeducação social oito, entre outros serviços.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR