«Durante as cordiais conversações, foi expressa a satisfação pelas boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé e os Estados Unidos da América», informa a Sala de Imprensa da Santa Sé

Cidade do Vaticano, 19 abr 2025 (Ecclesia) – O vice-presidente dos Estados Unidos da América, James David Vance, esteve hoje com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, no Vaticano, num encontro em que falaram sobre os países em guerra.
“Houve uma troca de opiniões sobre a situação internacional, especialmente no que diz respeito aos países afetados por guerras, tensões políticas e situações humanitárias difíceis, com particular atenção aos migrantes, refugiados e prisioneiros. Foram igualmente abordadas outras questões de interesse mútuo”, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Segundo o comunicado, “durante as cordiais conversações, foi expressa a satisfação pelas boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé e os Estados Unidos da América, e foi reiterado o compromisso comum de proteger o direito à liberdade de religião e de consciência”.
No final do encontro na Secretaria de Estado do Vaticano, em que esteve também o arcebispo Paul Gallagher, secretário para as Relações com Estados e Organizações Internacionais, “foi manifestado o desejo de uma colaboração serena entre o Estado e a Igreja Católica nos Estados Unidos, cujo valioso serviço às pessoas mais vulneráveis foi reconhecido”, conclui a Sala de Imprensa da Santa Sé.
O vice-presidente dos EUA é recebido no Vaticano, depois de em fevereiro o Papa ter criticado o programa de “deportações em massa” do presidente Trump, numa carta enviada aos bispos católicos dos Estados Unidos da América (EUA).
LJ