Secretário da Congregação para a Educação Católica sublinha importância de trabalho em rede
Cidade do Vaticano, 07 nov 2014 (Ecclesia) – O secretário da Congregação para a Educação Católica (Santa Sé), D. Angelo Zani, disse à Agência ECCLESIA que as universidades católicas devem enfrentar o “desafio” de dialogar com a cultura contemporânea, como Igreja.
“As universidades são e devem ser cada vez mais a linha avançada da evangelização da Igreja, da nova evangelização na cultura de hoje”, declarou o arcebispo italiano, que esteve em Lisboa a convite da Universidade Católica Portuguesa.
Segundo este responsável, é necessário que as instituições académicas da Igreja saibam acompanhar os processos de globalização e a atual crise económica, cultural e política
“Cada vez mais, as universidades, até porque são ‘universitas’, ou seja, são um lugar aberto à universalidade, são chamadas a confrontar-se com o mundo, com a universalidade, e não podem permanecer como pequenos centros fechados em si mesmos. Devem enfrentar necessariamente os grandes desafios e procurar trabalhar cada vez mais em rede, entre elas e com as outras universidades”, precisou.
O secretário da Congregação para a Educação Católica sustenta que a melhor forma de as universidades católicas servirem a sociedade é promoverem um ensino de qualidade.
“Não se pode continuar a ministrar um ensino académico sem apontar à excelência, importa apontar a níveis mais elevados, pois o grande desafio da investigação pede que os docentes universitários estejam em condições de dar respostas adequadas aos problemas culturais de hoje, como as questões éticas”, assinalou o prelado.
D. Angelo Zani cita o Papa Francisco para sublinhar que a educação se faz na tensão entre “segurança” e “confusão”, o que “dá ao cristão o sentido de um caminho, de não permanecer estático ou imóvel”.
A Congregação para a Educação Católica está neste momento a trabalhar com as Universidades Católicas de todo o mundo na preparação das celebrações do 50.º aniversário da declaração ‘Gravissimum Educationis’, do Concílio Vaticano II, e na preparação dos 25 anos da constituição apostólica ‘Ex Corde Ecclesiae’, de João Paulo II.
HM/OC