Vaticano: Último cardeal que participa na eleição do novo Papa é esperado esta quinta-feira

«Não se decidiu a data de início do Conclave», revelou porta-voz da Santa Sé

Cidade do Vaticano, 06 mar 2013 (Ecclesia) – O porta-voz da Santa Sé anunciou hoje que o último cardeal, dos 115 esperados para o Conclave que vai eleger o Papa, é aguardado esta quinta-feira no Vaticano.

Na conferência de imprensa que começou às 13h00 locais (12h00 em Lisboa), o padre Federico Lombardi revelou também que na quarta reunião (congregação) geral dos bispos, realizada esta manhã, “não se decidiu a data de início do Conclave”.

Aos 110 cardeais eleitores presentes na terça-feira juntaram-se hoje D. Karl Lehmann, da Alemanha, D. Antonius Naguib, do Egito, e D. John Tong Hon, de Hong Kong, China.

Esta tarde é esperado D. Kazimierz Nycz, da Polónia, e na quinta-feira é aguardado D. Jean-Baptiste Pham Minh Mân, do Vietname, referiu o porta-voz.

As 18 intervenções registadas hoje não obedeceram a qualquer critério relativo à origem geográfica ou área de competência, explicou o padre Federico Lombardi, acrescentando que desde o início das reuniões, na segunda-feira, intervieram 51 cardeais.

No encontro, que em ambiente de “familiaridade” e “amizade” contou com a participação de 153 prelados, foi assinalado o 80.º aniversário do cardeal alemão Walter Kasper, que até 2010 presidiu ao Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

O cardeal italiano Francesco Coccopalmerio completa hoje 75 anos e na quinta-feira cumpre 77 anos o cardeal boliviano Julio Terrazas.

Os cardeais, que se encontram para refletir sobre os assuntos “ordinários e inadiáveis” da vida eclesial e para preparar a eleição do novo Papa, congregam-se hoje na Basílica de São Pedro, pelas 17h00, para um “momento de oração pela Igreja”, anunciou o Vaticano.

Há 117 cardeais que, por terem menos de 80 anos a 28 de fevereiro, dia do início da Sé Vacante, podem eleger o sucessor de Bento XVI, mas dois anunciaram que não vão participar na eleição.

O Conclave, palavra com origem no latim ‘cum clavis’ (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

A Sé Vacante é o período entre a morte ou renúncia de um Papa e a escolha do seu sucessor.

RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top