Vaticano: Turquia e Líbano são destinos da primeira viagem do Papa

Leão XIV vai assinalar os 1700 anos do Concílio de Niceia

Foto EPA/Lusa

Cidade do Vaticano, 07 out 2025 (Ecclesia) – O Papa vai visitar a Turquia e o Líbano, de 27 de novembro a 2 de dezembro, na primeira viagem do seu pontificado, num programa que assinala os 1700 anos do Concílio de Niceia, anunciou hoje o Vaticano.

“Respondendo ao convite do chefe de Estado e das autoridades eclesiásticas do país, Sua Santidade o Papa Leão XIV realizará uma viagem apostólica à Turquia, de 27 a 30 de novembro próximo, em peregrinação a Iznik, por ocasião do 1700º aniversário do I Concílio de Niceia”, refere uma nota assinada pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé.

“Em seguida, atendendo ao convite do chefe de Estado e das autoridades eclesiásticas do Líbano, o Santo Padre realizará uma viagem apostólica a esse país, de 30 de novembro a 2 de dezembro. O programa da viagem será divulgado oportunamente”, acrescenta Matteo Bruni.

O Papa tinha assumido a intenção de visitar a Turquia em entrevista ao ‘Crux’, portal de informação religiosa dos EUA, publicada no livro biográfico ‘Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI’.

Niceia, hoje a cidade turca de Iznik, recebeu em 325 o primeiro concílio ecuménico.

“Alguns imaginaram inicialmente que seria um encontro entre mim e Bartolomeu, o patriarca de Constantinopla, mas solicitei que se tornasse uma ocasião ecuménica para convidar líderes de muitas religiões ou comunidades cristãs diferentes a participar deste encontro”, adianta o Papa.

Leão XIV realça que “Niceia é um credo, é um dos momentos em que, antes que as diferentes divisões ocorressem, todos ainda podiam encontrar uma profissão de fé comum”.

O Papa assume que o diálogo ecuménico e a procura da unidade dos cristãos “deve ser um dos objetivos da Igreja hoje”.

“Já me reuni com vários patriarcas, incluindo o representante do patriarca Cirilo de Moscovo. Os ortodoxos russos, depois da Igreja Católica, são a maior denominação cristã do mundo, mas, devido à guerra, a certas declarações, essa separação tornou-se agora mais ampla em vez de mais estreita. Outro aspeto do meu serviço à Igreja e aos crentes é construir pontes também nesse sentido”, declara.

Francisco visitou a Turquia em 2014 e Bento XVI esteve no Líbano, em 2012.

OC

Partilhar:
Scroll to Top