Vaticano: Tolentino Mendonça entre os artistas convidados para assinalar 60 anos de ordenação sacerdotal do Papa

Padre e poeta madeirense acompanha nomes como Santiago Calatrava, Ennio Morricone ou Oscar Niemeyer

Lisboa, 22 jun 2011 (Ecclesia) – O padre e poeta madeirense José Tolentino Mendonça é um dos artistas convidados pelo Vaticano para uma homenagem pelos 60 anos de ordenação sacerdotal de Bento XVI, que vai ser inaugurada a 4 de julho.

A notícia foi avançada pelo site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), dirigido pelo próprio Tolentino Mendonça.

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, organizou uma homenagem ao Papa que conta com o contributo de 60 personalidades de “nível internacional e pertencentes às diversas categorias artísticas”, como a “pintura, escultura, fotografia, literatura e poesia, música, cinema, ourivesaria”, refere uma nota de imprensa daquele dicastério da Santa Sé.

Bento XVI foi ordenado sacerdote na catedral de Frisinga, Alemanha, pelo cardeal Michael von Faulhaber, a 29 de junho de 1951, festa dos santos Pedro e Paulo.

A mostra comemorativa, intitulada ‘O esplendor da verdade, a beleza da caridade’, na Cidade do Vaticano (átrio da sala Paulo VI), vai estar aberta ao público entre 5 de julho e 4 de setembro, de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00.

A nota de imprensa revela que o encontro de Bento XVI com as 60 personalidades e a realização da exposição sublinham o “diálogo entre a Igreja e os artistas”, estabelecido em torno de um tema de “grande profundidade e valor espiritual”.

Entre os convidados encontram-se Santiago Calatrava, Ennio Morricone, Oscar Niemeyer, Arvo Pärt, Renzo Piano e Marc Rupnik.

SNPC/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top