Francisco enviou mensagem aos colaboradores do Centro Televisivo
Cidade do Vaticano, 18 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco dirigiu uma mensagem aos colaboradores do Centro Televisivo Vaticano (CTV), que assinala 30 anos de existência, afirmando todos os acontecimentos estão ligados aos media e que é “complexo” transmitir os ligados à Igreja
“Se não é fácil contar os eventos da História, é ainda mais complexo contar os acontecimentos ligados à Igreja”, escreveu o Papa numa mensagem dirigida ao padre Dario Edoardo Viganò, diretor do CTV.
O Papa disse aos colaboradores do CTV que o serviço que fazem “é eclesial” e “está no centro da missão evangelizadora da Igreja”, referindo que a apresentação dos acontecimentos não pode acontecer numa perspetiva “mundana”.
Para Francisco, essa particularidade exige “responsabilidade” e uma “grande capacidade de ler a realidade numa chave espiritual” para “manter a perspetiva evangélica nesta espécie de autoestrada global da comunicação”.
“Vós não desenvolveis uma função puramente documental, neutral dos acontecimentos, mas contribuis para aproximar a Igreja do mundo, eliminando as distancias e fazendo com que a palavra do Papa chegue a milhões de católicos”, afirmou.
O Papa Francisco agradeceu aos colaboradores do CTV a capacidade de “tecer relações com realidades diferentes de todo mundo”, construindo pontes e “superando muros e fossos do passado” comunicando Evangelho com o recurso aos “paradigmas tecnológicos que melhor servem todas as latitudes do mundo”.
“Graças às imagens, o CTV está em caminhada com o Papa para levar Cristo a tantas formas de solidão do homem contemporâneo, atingindo também as sofisticadas periferias tecnológicas”, afirmou.
Os 30 anos do Centro Televisivo Vaticano foram hoje assinalados com a realização de um Congresso, em Roma.
PR