Francisco recebeu, em audiência, congregações dos Sagrados Corações de Jesus e Maria e das Irmãs do Divino Salvador
Cidade do Vaticano, 19 set 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano participantes nos Capítulos Gerais de duas congregações, que convidou a seguir Cristo “com fidelidade e docilidade”, para viver “uma renovada primavera”.
“Só seguindo Cristo com fidelidade e docilidade, as vossas estruturas, bem como a difusão do património espiritual e histórico da Congregação, poderão gozar de uma renovada primavera que fará brilhar o vosso carisma no momento atual da história da humanidade”, afirmou Francisco esta manhã, numa intervenção divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
As congregações dos Sagrados Corações de Jesus e Maria e das Irmãs do Divino Salvador foram recebidas num encontro conjunto, tendo o Papa, antes do discurso, questionado os superiores acerca das vocações, que reponderam que provêm de uma variedade de países.
Francisco manifestou o desejo de que os sagrados corações de Jesus e Marias impulsionem religiosos a “encontrar formas sempre novas de testemunho diante dos irmãos e de colaboração com a obra de Deus que se realiza na Igreja”.
No discurso, o Papa destacou que a celebração de um Capítulo Geral não responde a uma lógica humana ou a uma necessidade institucional, mas a uma exigência da sequela Christi [seguimento de Cristo]”.
“Este seguimento implica sempre a escuta atenta daquilo que o Espírito Santo nos está a sugerir para vivermos fielmente a identidade e a missão próprias da congregação”, referiu.
O Papa convocou a “escutar com atenção a vontade de Deus – que não é fácil – a dar passos decisivos no seguimento de Cristo, que não consiste apenas em aprender uma doutrina, mas em assumir um estilo de vida”.
“Asseguro-vos a minha proximidade, a minha oração para que vos renoveis através de um discernimento inspirado e sustentado pelos valores do Evangelho, para que se intensifique nos vossos corações o desejo de viver unidos a Jesus e de permanecer fiéis ao carisma fundador…”, disse Francisco.
Às Irmãs do Divino Salvador, o Papa fez votos para que saibam caminhar juntas, tal como desafio o tema do Capítulo Geral: “Caminhar juntas, reavivar o dom do Espírito entre nós para anunciar o Evangelho e incendiar todas as pessoas”.
O Papa apresentou o exemplo de Maria, a “estrela polar” da missão, que no Evangelho fala pouco, escuta muito e guarda no coração, mencionando que estas são atitudes válidas também para os presentes.
“Falar pouco – para confrontar, abrir-se, mas não se perder em conversas inúteis (a conversa é uma praga!) -, escutar muito – na oração, no silêncio, na atenção aos outros”, indicou.
Sobre a escuta, Francisco apelou a ouvir o Senhor e a guardar no coração.
“Por vezes, não sabemos escutar: o outro fala e, a meio, respondemos. Não, ouvir tudo, até ao fim. Escuta também o Senhor! Escutai e guardai-o no vosso coração, para serdes apóstolos da esperança, no mundo que hoje tem tanta necessidade dela”, acrescentou.
O Papa aconselhou ainda a imitar Maria, que mostra sempre Jesus, em vez da própria.
“Devemos aprender isto: mostrar aos outros Jesus, não a nós mesmos, porque para todos, hoje e sempre, a nossa esperança está no Senhor, está n’Ele (cf. Heb 10, 23)”, lembrou.
“Queridas irmãs, queridos irmãos, agradeço-vos a vossa visita e invoco a luz e a força do Espírito Santo para o vosso trabalho destes dias e para o caminho futuro das vossas comunidades. Abençoo-vos de coração”, concluiu.
LJ/OC