Francisco enviou saudação ao serviço internacional para o Renovamento Carismático Católico

Cidade do Vaticano, 04 abr 2025 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem aos responsáveis da ‘Charis’, serviço internacional para o Renovamento Carismático Católico, sublinhando que a paz é um do Espírito Santo.
“Só o Espírito pode dar a verdadeira paz ao coração do homem, e esta é a condição para superar os conflitos nas famílias, na sociedade, nas relações entre as nações. Por isso, exorto-vos a ser testemunhas e artífices da paz e da unidade; a procurar sempre a comunhão, a começar pelos vossos grupos e comunidades”, refere o texto, divulgado esta quinta-feira pela sala de Imprensa da Santa Sé.
Francisco, em convalescença na Casa de Santa Marta, dirigia-se aos participantes da peregrinação jubilar da ‘Charis’.
“O Espírito Santo, dom do Senhor ressuscitado, cria comunhão, harmonia e fraternidade. Esta é a Igreja: uma nova humanidade reconciliada”, referiu.
Queridos amigos, esta experiência não é só para vós, é para todos! Levai-a ao mundo como fonte de esperança e de paz. Que a ligação com os vossos responsáveis nunca seja fonte de conflitos. Que eles gozem de colaboração, especialmente com as comunidades paroquiais, e que o Senhor os abençoe com frutos abundantes”.
No dia 2 de novembro de 2018, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida, da Santa Sé, anunciou a criação de um serviço internacional para acompanhar o Renovamento Carismático Católico (RCC), intitulado ‘Charis’.
No Pentecostes de 2019, deixaram de existir o International Catholic Charismatic Renewal Service (Serviço Internacional do Renovamento Carismático Católico) e a Catholic Fraternity of Charismatic Covenant Communities and Fellowships (Fraternidade Católica das Comunidades e Irmandades Carismáticas de Aliança).
O património destes dois organismos foi transferido para a ‘Charis’, para lhe garantir “os meios financeiros necessários para levar a cabo a missão que lhe foi confiada pelo Papa Francisco”.
OC