Vaticano: «Sinto que o Senhor está a pedir uma mudança na Igreja», diz o Papa

Francisco alertou para «perversão do clericalismo», em encontro com jesuítas no Báltico

Lisboa, 17 out 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou a necessidade de mudança, na Igreja, numa intervenção divulgada hoje pela revista italiana ‘La Civiltà Cattolica’, da Companhia de Jesus.

“Eu acredito que o Senhor está a pedir uma mudança na Igreja”, declarou, num encontro com jesuítas que decorreu aquando da recente viagem ao Báltico, no final do setembro.

Francisco renovou as suas críticas à “perversão” do clericalismo na Igreja e pediu que se aprofunde a implementação do Concílio Vaticano II (1961-1965).

“Sinto que o Senhor quer que o Concílio abra caminho na Igreja. Os historiadores dizem que, para que um Concílio seja aplicado são necessários 100 anos. Estamos a meio do caminho”, assinalou.

O Papa pediu que os jesuítas ajudem a “fazer avançar o Concílio na Igreja” e destacou a necessidade de “descer ao inferno das pessoas.

“Os sofrimentos humanos, sociais, os das consciências… há que descer aos infernos, há que estar lá. Tocar as chagas e, tocando as chagas das pessoas, tocar as chagas de Cristo”, apontou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top