Encontro antecipa Sínodo dos Bispos sobre os jovens, marcado para 2018
Cidade do Vaticano, 04 set 2017 (Ecclesia) – O Vaticano vai promover um seminário internacional de debate sobre a “realidade juvenil”, anunciou hoje a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, em comunicado.
A iniciativa visa preparar a 15ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo, que em outubro de 2018 vai reunir representantes dos episcopados católicos de todos o mundo para refletir sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
O seminário internacional vai decorrer de 11 a 15 de setembro na sede do governo geral dos Jesuítas, em Roma.
O Vaticano anuncia a presença de “especialistas dos cinco continentes” para aprofundar temas ligados ao “mundo dos jovens de hoje”, além da presença de jovens de vários contextos socioculturais e religiosos.
O Papa Francisco decidiu convocar para outubro de 2018 a 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, antecedida por um processo de consulta aos jovens que levará à redação do instrumento de trabalho para a assembleia sinodal.
O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.
Até hoje houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas das quais dedicadas à Família (2014 e 2015).
OC