Cidade do Vaticano, 17 set 2014 (Ecclesia) – “O projeto pastoral da Alegria do Evangelho” é o tema do seminário internacional que vai reunir na sala Paulo VI mais de dois mil agentes pastorais de 60 países mundo entre esta quinta-feira e sábado, no Vaticano.
“É um encontro internacional para os agentes pastorais, nascido a partir da Evangelii Gaudium, que o Papa refere que são páginas que têm um valor programático”, explicou o cardeal Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
O responsável que vai apresentar a conferência que dá nome a este encontro, esta quinta-feira, destaca que na exortação apostólica do Papa se encontra “a riqueza da experiência” e “todo o desejo de trazer a Igreja para uma condição da nova evangelização, que exige a nossa capacidade de voltar a viver e testemunhar o querigma”.
Na Europa, explicou o cardeal Rino Fisichella numa entrevista partilhada no sítio online do Conselho Pontifício, há necessidade de uma “conversão pastoral, uma vez que muitas as comunidades estão burocratizadas”, como
O seminário vai ter a participante de 20 conferencistas dos cinco continentes que para o responsável “combinam competência com a representação da universalidade do catolicismo”.
“Vamos ter vozes do Ocidente como do Oriente e do sul do mundo, uma sinfonia que corresponde à riqueza da Igreja, na sua ação pastoral”, observa.
Os participantes vão reunir-se com o Papa Francisco, esta sexta-feira, a partir das 16h00, (menos uma hora em Lisboa).
CB/OC