Vaticano: «Sem a mulher não há harmonia no mundo» – Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 09 fev 2017 (Ecclesia) – O Papa disse hoje que “sem a mulher não há harmonia no mundo”, numa homilia em que falou sobre “solidão”, “sonho” e “destino”.

“Muitas vezes falamos das mulheres de modo funcional, quando a mulher traz uma riqueza que o homem e toda a criação e todos os animais não têm”, assinalou Francisco na Eucaristia a que presidiu esta manhã, na Capela da Casa de Santa Marta.

O  Papa acrescentou que a mulher “traz harmonia à criação”, realçando que, “apenas” com a mulher ,Adão “podia ser uma única carne”.

Francisco explicou que “sem a mulher não há harmonia” no mundo, os géneros não são iguais mas também “não são um superior ao outro”, pelo que “numa sociedade com uma “forte atitude masculina” está errado dizer que “a mulher é para lavar a louça, para fazer…”.

“É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”, acrescentou.

O Papa alertou que “explorar uma mulher não é” apenas “um crime”, mas é “destruir a harmonia que Deus quis dar ao mundo”.

A partir da leitura do dia, do Livro do Génesis, Francisco observou que como o homem estava só, Deus tirou-lhe uma costela e fez a mulher, mas este “antes de vê-la, sonhou com ela”.

“Para entender uma mulher, é necessário sonhá-la antes”, sublinhou.

Na homilia matinal, o Papa destacou a coragem da mulher “gentia” que, no relato do Evangelho, pedia a Jesus a cura da filha.

“A mulher é a harmonia, é a poesia, é a beleza. Sem ela o mundo não seria bonito. Gosto de pensar, mas isso é algo pessoal, que Deus criou a mulher para que todos tivéssemos uma mãe”, concluiu na Missa desta manhã, divulga a Rádio Vaticano.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top