D. Paul Gallagher e ministro russo dos Negócios Estrangeiros abordaram «iniciativas para pôr termo às ações bélicas» na Ucrânia, informa a Santa Sé

Cidade do Vaticano, 04 abr 2025 (Ecclesia) – O secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Paul Gallagher, conversou hoje ao telefone com Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, informou a sala de imprensa da Santa Sé.
“O diálogo foi dedicado ao quadro geral da política mundial, com particular atenção à situação de guerra na Ucrânia e às iniciativas para pôr termo às ações bélicas”, refere a nota enviada aos jornalistas.
Segundo o comunicado do Vaticano, durante a conversa foi “reafirmada a disponibilidade da Santa Sé para prosseguir o seu compromisso humanitário na troca de prisioneiros”.
“Por fim, foram também examinadas algumas questões relativas à vida religiosa e, em particular, à situação da Igreja Católica na Federação Russa”, conclui a nota.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia explicou, em comunicado, que a iniciativa partiu do Vaticano, no contexto do atual diálogo russo-americano sobre a “crise ucraniana”.
Lavrov expressou gratidão à Santa Sé pela “assistência na resolução de questões humanitárias, incluindo a troca de prisioneiros”.
A 14 de março, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, esteve ao telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que agradeceu ao Papa Francisco e à Santa Sé “os seus esforços para facilitar o regresso das crianças ucranianas ilegalmente deportadas e deslocadas pela Rússia”.
O Vaticano recebeu uma lista de ucranianos detidos em prisões e campos russos.
“Estamos a contar com o apoio [do Vaticano] para a sua libertação. A troca de prisioneiros e um cessar-fogo provisório incondicional de 30 dias são os primeiros passos rápidos que poderiam aproximar-nos significativamente de uma paz justa e duradoura”, sustentou Zelensky.
OC