Papa vai inaugurar trabalhos de iniciativa inédita na Santa Sé
Cidade do Vaticano, 04 out 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai inaugurar esta quarta-feira o primeiro encontro mundial sobre “fé e desporto” promovido pela Santa Sé, com a presença, entre outros, do secretário-geral da ONU e do presidente do Comité Olímpico Internacional.
A iniciativa, com o tema ‘Desporto ao Serviço da Humanidade’, prolonga-se até sexta-feira e conta, além de Ban Ki-moon e de Thomas Bach, com a participação do arcebispo Justin Welby, primaz da comunhão anglicana, e 14 líderes religiosos, incluindo representantes dos patriarcas ortodoxos de Constantinopla e Moscovo.
O Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé), que organiza o evento, assinala que o congresso pretende sublinhar o significado do desporto no mundo contemporâneo.
A ‘festa do desporto’ vai ser iniciada pelo ex-futebolista Alessandro Del Piero e Paulo Lokoro, atleta do Sudão do Sul, presente nos Jogos Olímpicos do Rio com o grupo dos refugiados.
O grupo inclui várias atletas paralímpicas – a esgrimista Bebe Vio, a esquiadora Anna Schaffelhuber e a velocista Giusy Versace – bem como Loretta Clairbone, dos ‘Special Olympics’, competições para pessoas com deficiências mentais.
“Foram escolhidos três ‘in’ para indicar os três grandes temas da conferência: inclusion, involvement, inspiration [inclusão, envolvimento, inspiração]”, explicou hoje em conferência de imprensa o subsecretário do Conselho Pontifício da Cultura, monsenhor Melchor Sánchez de Toca y Alameda.
Segundo este responsável, o encontro tenciona “lançar a toda a humanidade um movimento global, inspirado em seis princípios transversais: compaixão, respeito, amor, iluminação, equilíbrio e alegria”.
JCP/OC