Vaticano: Secretário de Estado teme «escalada» de violência com uso de armas da NATO em território russo

Cardeal Pietro Parolin destaca trabalho da Santa Sé para mediar conflito entre Rússia e Ucrânia

Foto: Lusa/EPA

Milão, Itália, 31 mai 2024 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano alertou esta quinta-feira para o risco de uma “escalada” de violência, com o eventual uso de armas da NATO em território russo.

“É uma perspetiva perturbadora que deve preocupar todas as pessoas que se importam com o destino do mundo”, disse o cardeal Pietro Parolin aos jornalistas, em Milão, divulgadas pelo portal ‘Vatican News’.

Segundo o responsável diplomático da Santa Sé, os trabalhos da cimeira informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, que decorre em Praga, podem levar a “uma escalada da guerra que ninguém será capaz de controlar”.

Em causa está o debate sobre o levantamento de limites à Ucrânia, no uso de armamento ocidental contra a Rússia.

D. Pietro Parolin acrescentou que o Vaticano está a trabalhar “a nível humanitário, sobretudo na questão do regresso das crianças ucranianas à sua terra natal”, num mecanismo lançado com a visita do cardeal Matteo Zuppi a Kiev e a Moscovo, em 2023; o arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana é o enviado de paz do Papa Francisco para a guerra na Ucrânia.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, numa guerra que já provocou dezenas de milhares de mortos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top