V CEN: «Na Eucaristia, o pão é dividido para criar comunhão e não oposição» – padre Corrado Maggioni

Presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais destacou exigência de «fraternidade»

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Braga, 31 mai 2024 (Ecclesia) – O presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais, padre Corrado Maggioni, disse hoje em Braga que a Eucaristia traz uma exigência de “fraternidade celebrada”.

“A fraternidade é fruto do dom de si próprio. Na Eucaristia, o pão é dividido para criar comunhão e não oposição”, disse, na conferência inaugural do V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), com o título ‘Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade’.

Para o responsável da Santa Sé, a Eucaristia celebra-se para responder à “vocação” da fraternidade, que “baralha as relações de forças”, para tecer “laços fraternos”

“Não é facultativo sentirmo-nos todos irmãos”, advertiu.

O CEN acontece na arquidiocese minhota, 100 anos depois da sua primeira edição, com o tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. «Reconheceram-n’O ao partir o Pão»’.

Foto: Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Corrado Maggioni convidou os participantes a viver um “eu para os outros”, assinalando que a celebração dominical da Eucaristia “nunca é um facto privado”.

“A Igreja é uma família que acolhe todos os que escutam o Evangelho de Jesus Cristo” e não um “clube”, acrescentou.

De acordo com a organização estão inscritas cerca de 1400 pessoas, com representação de todas as dioceses de Portugal, quatro cardeais e 30 bispos, sendo esperadas dezenas de milhares de pessoas na Eucaristia de encerramento, que vai decorrer no Santuário do Sameiro.

O presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais pediu “respostas reais às necessidades do povo”, sem “esquecer ninguém”.

“A Eucaristia é a vida do povo de Deus e o povo de Deus vive da Eucaristia”, assinalou.

O representante da Santa Sé evocou a realização do 53.º Congresso Eucarístico Internacional, de 8 a 15 de setembro de 2024, em Quito (Equador), sob o tema ‘Fraternidade para curar o mundo’.

OC

Esta tarde realiza-se um painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos: Apostolado da Oração, Confraria do Santíssimo Sacramento e Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

A segunda conferência do primeiro dia de trabalhos começa às 17h00 e será proferida pela irmã Luísa Almendra, especialista em estudos bíblicos, com o tema “Reconheceram-no ao partir o Pão (Lc 24, 35)”.

Na manhã de sábado, após a celebração da Missa, o padre Carlos Carneiro, jesuíta, apresenta a conferência “Alimentar a Esperança”.

A partir das 15h00 realizam-se sete workshops sobre os temas hospitalidade, jovens (JMJ e Eucaristia), família, pobres, ecologia, espiritualidade eucarística e confrarias do Santíssimo Sacramento.

No domingo, a partir das 07h00, os participantes são convidados a fazer-se peregrinos, a pé, até ao Sameiro onde decorre a Eucaristia de encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional.

 

Igreja/Portugal: Presidente da CEP evoca «falta de pão» e crianças vítimas da fome ou da guerra (c/vídeo)

 

Partilhar:
Scroll to Top