Vaticano: Secretário de Estado reuniu-se com embaixadores da Santa Sé no Médio Oriente

Cardeal Parolin pede «cessar-fogo em todas as frentes»

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 14 jan 2025 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano reuniu-se em Amã com os representantes diplomáticos da Santa Sé no Barém, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Irã0, Iraque, Israel, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Catar, Síria e Iémen.

Uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, esta segunda-feira, informa que o cardeal Parolin deixou votos de um “cessar-fogo em todas as frentes”.

“As crises existentes na região, a condição política e eclesial em cada país, os sinais de esperança que se vislumbram nalguns deles, as graves situações humanitárias em que se encontram as populações mais envolvidas nos conflitos, a necessidade de solidariedade da comunidade internacional, estiveram entre os temas tratados na reunião”, refere o texto.

O Vaticano espera que o Médio Oriente “possa ser uma terra de paz, onde os cristãos continuem a ser um componente essencial para a convivência fraterna entre as várias religiões e para o progresso dos respetivos países”.

O secretário de Estado presidiu, no dia 10 de janeiro, à Missa de consagração da nova Igreja do Batismo de Jesus, na Jordânia.

A nota informa ainda que o cardeal Parolin conversou telefonicamente com o presidente do Líbano, Joseph Aoun, saudando-o pela sua eleição, a 9 de janeiro, e manifestando “satisfação pela oportuna nomeação do primeiro-ministro”, Nawaf Salam.

OC

Partilhar:
Scroll to Top