D. Pietro Parolin foi operado no Hospital Universitário de Pádua
Cidade do Vaticano, 25 out 2013 (Ecclesia) – O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé disse hoje que o secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin, teve alta hospitalar após a intervenção cirúrgica a que foi sujeito, encontrando-se “bem”.
“Como é sabido, [D. Petro Parolin, ndr] submeteu-se a uma operação nos últimos dias, que teve lugar no departamento de cirurgia hepatobiliar do Hospital Universitário de Pádua. Hoje teve alta. Tudo correu bem”, afirmou o padre Federico Lombardi.
O comunicado divulgado esta manhã acrescenta que o D. Pietro Parolin permanecerá na região de Veneto (Norte de Itália) durante um “período de repouso e convalescença” para que “possa assumir plenamente restabelecido as suas novas responsabilidades”.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé afirma no comunicado que falou “diretamente” com o secretário de Estado do Vaticano, tendo-lhe dito que espera assumir “logo que possível” as responsabilidades que o Papa lhe confiou.
“D. Parolin expressou a sua gratidão ao Papa, sobretudo pela sua compreensão, atenção e proximidade e também a todos os que têm estado próximos e rezado por ele. Espera poder assumir logo que possível as novas responsabilidades que o Papa lhe confiou”, afirmou o padre Federico Lombardi no comunicado.
O arcebispo italiano Pietro Parolin, de 58 anos, foi nomeado para o cargo de secretário de Estado pelo Papa Francisco no dia 31 de agosto de 2013.
O novo secretário, ligado à diplomacia da Santa Sé, substitui o cardeal Tarcisio Bertone, escolhido por Bento XVI em setembro de 2006 e que terminou funções no dia 15 de outubro último.
A tomada de posse de D. Pietro Parolin como secretário de Estado, prevista para o dia 15 de outubro, foi adiada por causa da cirurgia a que foi submetido e da qual se encontra a recuperar.
PR