Cardeal Bertone apresentou novo regulamento para os assuntos económicos da Santa Sé
Cidade do Vaticano, 18 dez 2012 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano apelou hoje à “transparência” na gestão dos bens da Igreja, durante a apresentação do novo regulamento da Prefeitura para os Assuntos Económicos da Santa Sé.
O cardeal Tarcisio Bertone destacou a importância de um “compromisso cada vez mais incisivo” neste campo, sobretudo num momento em que os serviços do governo central da Igreja Católica se estão a adequar às “normas internacionais de controlo financeiro”.
A referida prefeitura tem a seu cargo a vigilância e o controlo sobre todas as administrações que dependem da Santa Sé ou lhe estejam subordinadas e vai agora ver reforçadas as suas competências de “programação e coordenação económica geral”, em ligação à Secretaria de Estado.
“A necessária transparência das atividades económicas e financeiras da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano exige um compromisso cada vez mais incisivo e concertado de correção por parte de todas as administrações”, disse D. Tarcisio Bertone.
O colaborador do Papa admitiu, por outro lado, que a Santa Sé tem de “proceder a uma redução gradual, mas efetiva” de custos, num momento de crise.
Para o secretário de Estado do Vaticano, é preciso que “cresça em todos a consciência da necessidade de apoiar não só a missão da Igreja e da Santa Sé mas também a sua credibilidade”.
O novo regulamento vai ser apresentado esta quinta-feira, em conferência de imprensa, com a presença do cardeal Giuseppe Versaldi, presidente da Prefeitura para os Assuntos Económicos da Santa Sé.
RV/OC