Encontro na quinta-feira está relacionado com a vigília de oração pela paz marcada para o próximo sábado
Cidade do Vaticano, 04 set 2013 (Ecclesia) – A Secretaria de Estado do Vaticano convidou hoje todos os embaixadores acreditados junto da Santa Sé para uma reunião na quinta-feira, que terá como pano de fundo a jornada mundial de oração e jejum pela paz, marcada para sábado.
De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, Francisco quer “informar o Corpo Diplomático” presente no Vaticano “sobre o significado da iniciativa”.
O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, adiantou que a Secretaria de Estado do Vaticano já “notificou” a propósito da vigília “todas as conferências episcopais”, no sentido de “assegurar que o apelo do Papa chegue a toda a parte”.
“Idêntica iniciativa”, acrescenta o News.va, “tomaram os dicastérios da Cúria Romana que se ocupam dos contactos com outras Igrejas cristãs e com outras religiões”.
A Santa Sé tem relações diplomáticas com 180 países, a que se somam a União Europeia, a Ordem Soberana de Malta e a Organização para a Libertação da Palestina.
Portugal está representado no Vaticano pelo embaixador António Almeida Ribeiro, antigo secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O apelo do Papa a uma jornada de oração e jejum pela Síria e por todo o mundo tem tido grande acolhimento, a começar pela nação síria, onde o líder espiritual dos muçulmanos sunitas, Ahmad Badreddin Hassoun, escreveu inclusivamente uma carta a Francisco.
Nessa missiva, o Grande Mufti da Síria agradece ao Papa “este apelo de grande humanidade, baseado na fé, para jejuar e rezar ao Deus Onipotente, para que Ele possa trazer a paz à Terra e proteger o povo sírio do poder do mal e da opressão”.
Aquele responsável religioso mostra-se ainda disponível para a realização de “um encontro inter-religioso com os líderes espirituais, em Damasco ou no Vaticano”.
“Quem sabe se assim conseguiremos parar o fogo de quantos querem destruir a Terra de Abraão, de Moisés, de Jesus, de Maomé”, realça Ahmad Hassoun, que já manifestou a sua intenção de ir até Roma, este sábado, para rezar ao lado de Francisco.
A vigília de oração vai decorrer na Praça de São Pedro, entre as 19h00 e as 24h00 (menos uma hora em Lisboa).
O programa do evento deverá envolver “a recitação do Terço, a adoração eucarística e uma meditação do Papa”, adianta o News.va.
JCP