Santa Sé considera «completamente falsas» denúncias relativas a suposta paternidade do responsável em causa
Cidade do Vaticano, 06 jul 2012 (Ecclesia) – A Secretaria de Estado do Vaticano classificou hoje como “completamente falsas” as denúncias levantadas pelo semanário italiano ‘Panorama’ contra um cardeal em funções na Santa Sé, que acusa de ter um filho.
A publicação não revelou a identidade do responsável em causa, escrevendo que se trata de um cardeal que lidera “um dos organismos financeiros” no governo da Igreja Católica.
“São [as acusações] completamente falsas, evidentemente, e privadas de qualquer prova”, afirmou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, numa declaração aos jornalistas.
O porta-voz do Vaticano adiantou que a Secretaria de Estado admite recorrer aos tribunais por causa de “tais afirmações e outras declarações falsas” no artigo em causa, que são consideradas “claramente depreciativas” e “fora dos limites legítimos de liberdade de imprensa”.
O semanário ‘Panorama’ implicava no caso o secretário de Estado do Vaticano, D. Tarcisio Bertone, por causa da sua proximidade com cardeal que alegadamente seria pai de um homem de 30 anos.
Bento XVI reafirmou a confiança no cardeal Bertone, numa carta divulgada esta quarta-feira pelo Vaticano, e lamentou as “críticas injustas” que diz terem sido dirigidas ao seu mais direto colaborador.
“Tendo notado com amargura as críticas injustas que se fizeram contra si, quero renovar a afirmação da minha confiança pessoal”, refere a missiva, que evoca a carta de janeiro de 2010 na qual o Papa confirmava a manutenção no cargo do cardeal Tarcisio Bertone, já após este ter completado os 75 anos previstos como limite pelo Direito Canónico.
O secretário de Estado do Vaticano foi colaborador do então cardeal Joseph Ratzinger na Congregação para a Doutrina da Fé.
O atual Papa escolheu o cardeal Bertone em 2006 para ocupar o lugar de máximo expoente da atividade diplomática e política da Santa Sé, substituindo o cardeal Angelo Sodano.
RV/OC