Francisco vai recitar ângelus desde a Casa de Santa Marta, pelo segundo domingo consecutivo
Cidade do Vaticano, 02 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa está a registar melhorias no seu estado de saúde, após uma semana marcada por limitações, devido a problemas pulmonares, informou hoje o Vaticano.
“As condições de saúde do Santo Padre estão a melhorar, o Papa não tem febre e continua com a terapia adequada”, indica uma nota enviada aos jornalistas pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
À imagem do que aconteceu no dia 26 de novembro, Francisco vai presidir este domingo à recitação do ângelus desde a Casa de Santa Marta, onde reside, “para não se expor a mudanças bruscas de temperatura”.
“A oração será transmitida em direto na televisão e nos ecrãs da Praça de São Pedro, pelos meios de comunicação do Vaticano e no sítio Vatican News”, adianta o comunicado.
Na última quinta-feira, o Papa falou sobre os motivos que levaram a cancelar viagem ao Dubai, onde deveria ter discursado hoje, na COP28, por decisão dos médicos que o acompanham, sublinhando que está a recuperar de uma “bronquite”.
“Como podeis ver, estou vivo. O médico não me deixou ir ao Dubai, porque está muito calor lá, e passa-se do calor para o ar condicionado. Isso, nesta situação dos brônquios [não é não é conveniente]. Graças a Deus não era pneumonia. É uma bronquite muito aguda, infecciosa”, disse, falando em espanhol com os participantes do Seminário sobre “Ética na gestão da saúde”.
Numa manhã marcada por vários encontros, incluindo com o grupo ligado à organização da JMJ Lisboa 2023, Francisco precisou que já se encontrava sem febre, continuando a “tomar antibióticos e coisas do género”.
A 25 de novembro, após cancelar todas as audiências, o Papa foi submetido a uma TAC no Hospital Gemelli Isola Tiberina, no centro de Roma, que excluiu o diagnóstico de pneumonia, mas revelou “uma inflamação pulmonar que causava algumas dificuldades respiratórias”.
OC