Mensagem de Bento XVI foi bem acolhida, afirma padre Federico Lombardi
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, qualificou como “viagem maravilhosa” a visita de Estado de Bento XVI ao Reino Unido, que se conclui este Domingo, 19 de Setembro.
Falando aos jornalistas em Birmingham, quarta cidade a ser visitada pelo Papa, o director da sala de imprensa da Santa Sé destacou que o país acolheu “muito bem” a mensagem papal.
Segundo o sacerdote italiano, a “maravilhosa recepção” tida por Bento XVI permitiu-lhe explicar o contributo positivo do catolicismo.
Por outro lado, o padre Lombardi considera que o Papa abordou o delicado tema dos abusos sexuais de menores por parte do clero de uma forma “positiva”.
Do ponto de vista ecuménico, o porta-voz do Vaticano colocou os encontros entre Bento XVI e o Arcebispo da Cantuária (Primaz da Igreja Anglicana da Inglaterra), Rowan Williams, e a celebração comum na Abadia de Westminster na lista dos momentos mais “importantes” e bem sucedidos da visita.
Federico Lombardi comentou de novo a existência de manifestações contra a presença do Papa, explicando que “é normal para nós e para o Papa existirem críticas e protestos, é um sinal positivo da liberdade de expressão nesta sociedade”.