Papa Francisco preside a jornada na Praça de São Pedro, a partir das 18 horas portuguesas
Cidade do Vaticano, 07 set 2013 (Ecclesia) – O padre Federico Lombardi apresentou esta sexta-feira, o programa da vigília de jejum e oração que vai ser conduzida pelo Papa Francisco, hoje, na Praça de São Pedro, a partir das 18 horas portuguesas.
As passagens de acesso à Praça São Pedro vão ser abertas às 16horas locais, estando prevista a disponibilidade de 50 confessores no Braço de Constantino, sob as colunatas, a partir das 17h45min e até ao final da vigília.
Às 18h30min, antes do início, será lido o texto do Angelus do último domingo, onde o Papa convocou uma jornada de oração e jejum, convidando todos os homens de boa vontade a unirem-se em gestos promotores de paz.
O início da vigília, que pode ser acompanhado pelo site do Vaticano, está marcado para as 19 horas, com a saudação litúrgica do Papa Francisco.
A primeira parte da vigília terá um caráter mariano estando presente o ícone da Salus Populi Romani (protetora do povo romano), levado em procissão, acompanhado por Guardas Suíços e por jovens, que farão uma homenagem com flores à Virgem Maria, onde será recitado o terço e no final de cada mistério, será rezada a invocação “Rainha da Paz, rogai por nós”.
Está prevista uma meditação do Papa, após a primeira parte mariana, que deverá ocorrer entre 20h e as 20h30.
Após a meditação de Francisco, tem início a segunda parte da vigília, com um caráter eucarístico, através da exposição do Santíssimo Sacramento e a adoração eucarística dividida em cinco partes, contando com leituras bíblicas e meditações dos Papas do século XX, sobre o tema da paz.
Será proposto silêncio para a adoração pessoal e, simbolicamente, vão estar presentes cinco casais provenientes da Síria, Egito, Terra Santa, Estados Unidos e Rússia.
A vigília termina pelas 23horas, menos uma hora em Portugal continental.
RV/LS