Celebração Penitencial e Semana Santa marcam calendário
Cidade do Vaticano, 03 mar 2017 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje o calendário das celebrações a que o Papa Francisco vai presidir entre março e abril com destaque para a Semana Santa e Domingo da Páscoa.
Os tradicionais exercícios espirituais da Curia Romana realizam-se entre 5 e 10 de março, de novo em Ariccia, localidade dos arredores da capital italiana, como acontece desde 2014.
A 17 de março, Francisco vai presidir a uma “Liturgia penitencial” na Basílica de São Pedro, pelas 17h00 de Roma (menos uma em Lisboa).
As visitas pastorais do Papa à cidade italiana de Milão, a 25 de março, e à Diocese de Carpi, a 2 de abril, são as viagens previstas neste período.
No Dia de Ramos e da Paixão do Senhor, a 7 de abril, o Papa Francisco celebra a Eucaristia a partir das 10h00, na Praça de São Pedro; na celebração para além da procissão solene, também há a Bênção dos Ramos.
A Quinta-feira Santa começa com a Missa da bênção e consagração do Crisma e outros santos óleos, às 09h30, na Basílica de São Pedro.
A Missa vespertina deste dia, com a tradicional cerimónia do lava-pés, ainda não tem local definido, mas o Papa “escolherá uma situação particular do ponto de vista particular”, à imagem do que aconteceu desde a sua eleição, em 2013.
A 14 e 15 de abril, Francisco celebra respetivamente a Paixão do Senhor, com a Via-Sacra no Coliseu de Roma, na Sexta-feira Santa, a partir das 21h15, e a Vigília Pascal, no Sábado Santo, a partir das 20h30.
O Domingo de Páscoa, a 15 de abril, começa com a celebração da Eucaristia às 10h00 na Praça de São Pedro e depois o Papa dá a Bênção ‘Urbi et Orbi’, (à cidade [de Roma] e ao mundo), às 12h00 na varanda central da Basílica de São Pedro.
OC