Autoridades esperam dezenas de milhares de pessoas em cerimónia com mais de 130 delegações oficiais
Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA
Cidade do Vaticano, 18 mar 2013 (Ecclesia) – As autoridades de Roma e do Vaticano começaram hoje a implementar as medidas de restrição ao tráfico automóvel tendo em vista a preparação da missa de inauguração do pontificado do Papa Francisco.
A avenida (Via della Conciliazione) que liga a capital italiana à Praça de São Pedro foi fechada ao início da noite e o local vai estar reservado à passagem de peões, dado o “grande afluxo” de visitantes previsto para a cerimónia, que conta ainda com a presença de 132 delegações oficiais, incluindo a portuguesa, liderada pelo presidente Aníbal Cavaco Silva.
A Praça de São Pedro, onde se esperam dezenas de milhares de pessoas, será aberta ao público às 06h30 locais (menos uma em Lisboa).
O porta-voz do Vaticano disse que a Santa Sé espera 31 chefes de Estado, seis soberanos reinantes, três príncipes herdeiros e 11 chefes de Governo na missa que marca o início do “ministério petrino” do primeiro Papa do continente americano, nascido na Argentina há 76 anos.
O Município de Roma definiu uma “zona restrita” em volta da Cidade do Vaticano, por motivos de segurança, com alterações no serviço de transportes públicos, e o metropolitano terá duas linhas gratuitas para assegurar as ligações ao local até às 14h00.
Um posto de saúde de emergência foi montado à entrada da Praça e há três ecrãs gigantes na ‘Via della Conciliazione’ para quem não conseguir um lugar mais perto do Papa.
OC