Cidade do Vaticano 26 Jan (Ecclesia) – A sala de imprensa da Santa Sé revelou o calendário das celebrações presididas por Bento XVI, entre Fevereiro e Abril, com particular destaque para o tempo de Quaresma e o Tríduo Pascal.
No mês de Fevereiro, realce para cerimónias dedicadas à Vida Consagrada, à Ordenação de novos bispos e à aprovação de novos decretos de canonização.
No dia 2, o Papa celebra Vésperas com membros de institutos de vida consagrada e de sociedades de vida apostólica, uma forma de se associar à jornada da Vida Consagrada, que todos os anos é assinalado pela Igreja Católica durante a Festa litúrgica da Apresentação do Senhor.
A 5 de Fevereiro, o Papa reserva a manhã para uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro, a partir das 10h00 (hora local, menos uma em Lisboa), onde procederá ao rito da ordenação episcopal.
No dia 21 de Fevereiro, destaque para a realização de um Consistório, presidido por Bento XVI, onde serão analisados alguns decretos de canonização.
O mês de Março, para além das actividades próprias do tempo da Quaresma, Bento XVI participa numa semana dedicada a exercícios espirituais para a Cúria Romana e celebra a dedicação de uma nova paróquia romana.
A 9 de Março, Quarta-feira de Cinzas, o Papa preside à tradicional procissão penitencial – desde a Basílica de Santo Anselmo até a Basílica de Santa Sabina, em Roma – onde preside à Missa, com a imposição das cinzas.
No dia 13 de Março, um Domingo, Bento XVI inicia uma semana de exercícios espirituais para a Cúria Romana, com a celebração eucarística na capela «Redemptoris Mater».
A 20 de Março, o Papa celebra a Missa e o rito de dedicação da nova paróquia romana de San Corbiniano all’Infernetto.
Em Abril, o destaque vai para a participação de Bento XVI nas cerimónias da Semana Santa e do Tríduo Pascal.
No dia 17 de Abril, Domingo de Ramos, o Papa preside à bênção das palmas, a partir das 09h30, seguida de procissão e missa, na Praça de São Pedro.
A 21 de Abril, Quinta-feira Santa, preside à Missa Crismal, na Basílica de São Pedro, pelas 09h30 e, mais tarde, às 17h30, na Basílica de São João de Latrão, de Roma, celebra a Missa “in coena Domini”, dando início ao Tríduo Pascal.
No dia 22, Sexta-feira Santa, tem lugar a celebração da Paixão do Senhor, às 17h00, na Basílica de São Pedro; às 21h15, Bento XVI preside à tradicional Via-Sacra, no Coliseu de Roma.
A partir das 21h00 de dia 23, Sábado Santo, o Papa celebra a Vigília Pascal, no Vaticano.
No Domingo de Páscoa, dia 24, Bento XVI preside à Missa pelas 10h15, na Praça de São Pedro, antes de deixar a bênção e a mensagem «Urbi et Orbi», pelo meio-dia, aos fiéis da cidade de Roma e do mundo inteiro.
JCP