
Cidade do Vaticano, 14 jan 2026 (Ecclesia) – O Estúdio do Mosaico Vaticano concluiu o retrato oficial do Papa Leão XIV, dando cumprimento à tradição de colocar a imagem do novo pontífice no friso da Basílica de São Paulo fora de muros, em Roma.
A obra, finalizada pouco mais de oito meses após a eleição pontifícia (8 de maio de 2025), foi encomendada pelo cardeal James Michael Harvey, arcipreste da basílica, e será instalada na nave direita, ao lado do retrato do Papa Francisco, a uma altura de cerca de 13 metros.
O medalhão circular, com 137 centímetros de diâmetro, foi executado com esmaltes vítreos e ouro sobre uma estrutura metálica, utilizando a técnica antiga do mosaico cortado e o tradicional estuque oleoso do Vaticano.
O trabalho baseou-se num esboço pictórico a óleo sobre tela, da autoria do mestre Rodolfo Papa, que ficará conservado na Fábrica de São Pedro juntamente com a série de retratos dos anteriores pontífices, informa uma nota enviada aos jornalistas pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Este novo mosaico junta-se aos 264 medalhões já existentes na basílica, que representam todos os Papas da história, numa série que foi totalmente refeita após o incêndio de 1823.
A Igreja Católica teve, até hoje, 266 pontificados, dado que Bento IX, eleito em 1032, foi deposto em 1044; recuperou o lugar em 1045, ano em que abdicou, para depois voltar em 1047 e ser deposto definitivamente um ano depois.
O Vaticano informou também que decorrem, durante esta semana, as operações de alvenaria para o fecho definitivo das Portas Santas nas Basílicas papais, após o fim do Jubileu, através de rituais de carácter privado.
Depois da Basílica de Santa Maria Maior, cujos trabalhos decorreram na última noite, hoje é a vez da Basílica de São João de Latrão; esta quinta-feira, será fechada a porta de São Paulo fora de muros e, na sexta-feira, a da Basílica de São Pedro.
Segundo a tradição, no interior das paredes são colocadas uma cápsula de bronze com o relatório de encerramento, a chave da Porta, medalhas pontifícias cunhadas de 2016 até hoje e, quando disponível, uma medalha comemorativa da respetiva Basílica.
OC
