Vaticano: Resposta de lefebvrianos em estudo

Cidade do Vaticano, 16 mai 2012 (Ecclesia) – A Congregação para a Doutrina da Fé, organismo da Santa Sé, discutiu hoje em sessão ordinária a “questão da Fraternidade São Pio X”, fundada por D. Marcel Lefèbvre (1905-1991).

“Em particular, foi examinado o texto da resposta de D. Bernard Fellay, recebida a 17 de abril de 2012, e foram formuladas algumas observações que serão tidas em conta nas posteriores discussões” entre a Santa Sé e a fraternidade.

Os lefebvrianos receberam em setembro do último ano um ‘preâmbulo doutrinal’ sobre os problemas que separam as duas partes, nos quais se destacam a aceitação do Concílio Vaticano II (1962-1965) e do magistério pós-conciliar dos Papas em matérias como as celebrações litúrgicas, o ecumenismo ou a liberdade religiosa.

A nota da sala de imprensa da Santa Sé acrescenta que em relação aos outros três bispos da Fraternidade São Pio X, “a sua situação deverá ser tratada de forma separada e individual”.

Enquanto as questões relativas à doutrina não forem esclarecidas, a fraternidade não possui qualquer estado canónico na Igreja, segundo explicou o próprio Papa, numa carta enviada aos bispos de todo o mundo, em 2009.

OC

Partilhar:
Scroll to Top